ENTENDA MELHOR:

Vazamento de petróleo que se espalhou pelo Nordeste brasileiro e já atingiu 200 pontos do Litoral e 78 municípios.

Além do vazamento ser considerado crime ambiental por causar poluição, mortandade de animais e dificultar a utilização das praias (conforme artigo 54 da Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998) a análise feita pela Marinha e pela Petrobrás mostra que a substância é o hidrocarboneto, mais conhecida como piche e que é altamente tóxica. O IBAMA e a Marinha estão monitorando e investigando as manchas e solicitou apoio à Petrobrás, para a limpeza das praias. No entanto são inúmeros os registros de moradores que por conta própria estão limpando as praias sem equipamentos de segurança e descarte.

Pensando no risco advindo do contato com o petróleo e outros gases e líquidos inflamáveis, a SIAWISE criou este post para ressaltar a importância da utilização dos equipamentos de proteção individuais dispostos na NR 6 em atividades descritas na NR 20*.

 

Abaixo a listagem dos EPI’s para a utilização dos colaboradores que exercem atividades descritas na NR 20- Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis*:

 

  • Capuz para proteção do crânio, face e pescoço contra agentes químicos;
  • Óculos para proteção dos olhos contra radiação ultravioleta;
  • Protetor facial para proteção da face contra radiação ultravioleta;
  • Respirador purificador de ar semifacial ou facial inteira com filtros químicos e ou combinados para proteção das vias respiratórias contra gases e vapores;
  • Luvas para proteção das mãos contra agentes químicos;
  • Vestimenta para proteção de todo o corpo contra riscos de origem química.

 

Adquira e consulte nosso banco de dados com todas as normas regulamentadoras vigentes e requisitos legais aplicáveis para a sua empresa.

SIAWISE – A MAIS COMPLETA, INTUITIVA E EFICAZ FERRAMENTA DE GESTÃO DE LEGISLAÇÃO.

 

*Ocorre a variação dos equipamentos de proteção individuais devido ao grau de risco da atividade e exposição dos colaboradores, conforme classificação presente na NR 20 – Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis.