Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho

 

Todo ano na data de 28 de abril a Organização Internacional do Trabalho – OIT discute a importância de incentivar as boas práticas de Saúde e Segurança do Trabalho. Essa data foi instituída oficialmente em 2003 no mundo, em homenagem aos 78 mineiros que morreram devido à explosão em uma mina, em Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969.

Com essa tragédia, movimentos no mundo inteiro foram criados para alertar as empresas e os trabalhadores sobre as práticas preventivas; e desde então se comemora o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho e o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

No dia 28 de abril, em todos os lugares do mundo, são promovidas palestras e campanhas com o objetivo de tornar as atividades e ambientes de risco lugares mais seguros. A data é usada para promoção e conscientização de práticas que incentivem maior segurança no ambiente de trabalho, como também a prevenção de doenças relacionadas.

No Brasil, a data foi instituída pela Lei 11.121 de 25 de maio de 2005, que dispõe sobre o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado no dia 28 de abril de cada ano.

O trabalho é parte essencial da vida das pessoas sendo, portanto, fundamental que o empregado tenha seus direitos de saúde e segurança devidamente garantidos.

A SIAWISE adota práticas e ações que melhoram a qualidade saúde e a segurança do trabalho no ambiente de trabalho!

Saiba mais sobre as legislações e obrigações aplicáveis através do nosso serviço SIAWISE, com o Âmbito Segurança e Saúde Ocupacional!