DIA DO ENGENHEIRO AMBIENTAL

Na data de hoje, 31 de janeiro, celebramos o Dia do Engenheiro Ambiental,  profissional cada vez mais essencial em um mundo cada vez mais imediatista.

O Engenheiro Ambiental tem a capacidade de enxergar questões de um modo abrangente, integrado com outras áreas, voltado para estratégias que geram o crescimento sustentável e que valorizam a qualidade da vida no planeta.Bem incalculável, previsto na nossa Constituição Federal, artigo 225 : “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e de preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Tarefa nada fácil, não é mesmo? As soluções propostas por esse profissional não levam em conta apenas as questões ambientais, mas também os impactos econômicos e sociais.

A Resolução CONFEA nº 447/2000 dispõe sobre o registro destes profissionais e discrimina suas atividades. Conheça abaixo algumas das atividades realizadas por engenheiros ambientais:

  • Realização de análises de campo (água, solo, resíduos, etc);
  • Criação e acompanhamento de projetos ambientais e de sustentabilidade;
  • Auditorias, fiscalizações, análises de risco, avaliações de impactos ambientais;
  • Atuação em saneamento e licenciamento ambiental, drenagem, poluição atmosférica, planos de gerenciamento de resíduos e contaminantes;
  • Atuação em pesquisas e estudos diversos na área da ciência, entre outros.

Para a SIAWISE, é muito importante o trabalho e a valorização dos profissionais de Engenharia Ambiental!
Parabéns à todos os Engenheiras e Engenheiros Ambientais!